Você faz toda a diferenca!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Catedral em Colônia 3


A Catedral teve sua construção iniciada em 1248 para guardar relíquias pertencentes aos três reis magos, trazidas de Milão pelo Imperador Frederico Barbarossa e presenteado ao Arcebispo de Colônia, em 1164. Em 1560, 312 anos depois do início das obras, a construção foi suspensa por falta de dinheiro, e a obra ficou parada por quase três séculos.
É realmente impressionante a persistência e a fé dos que levaram a obra adiante e não desistiram, pois o caminho foi certamente árduo, duro e desgastante. Eles conseguiram realizar um trabalho de equipe mesmo estando separados por séculos. Quando penso nisso, chego a ficar arrepiada! Isso é o que eu chamo de acreditar num sonho. E olha que foram vários que sonharam juntos com a conclusao dessa Catedral. Mesmo sabendo que não estariam vivos para vê-la pronta, que nela deixaram o melhor de sua arte, mesmo sabendo que poderiam ser esquecidos pelos homens.
A fé das pessoas é realmente algo inexplicável. Senti-me pequena vendo toda essa construcao. Observando a cidade do topo de uma das torres. Quantas histórias, quantas vidas passaram por aqui. Aaah, como eu queria ter o poder de saber como foi realmente esses momentos na vida das pessoas que estavam aqui envolvidas. Nao a vida dos bispos, reis, e chefes de comando. Mas eu queria poder ter o poder de me infiltrar no meio do povo, no meio daqueles que carregaram às pedras que vinham de Stuttgart e que com o tempo, uma outra geracao descobriu que às pedras estavam se desfazendo com o aquecimento ou com a friagem.

Toda essa imagem me causou uma sensação que não consegui definir. Fiquei muitas das vezes calada diante dessa gigantesca Catedral. Enquanto descíamos os degraus gastos pelo tempo e pensando como eles fizeram corredores tao estreitos. Alguém com um certo peso ficaria entalado por aqui... toquei naquelas paredes antigas, tao cheias de histórias. Tivemos muita sorte neste dia com o tempo. Apesar de termos 2 graus, o céu estava limpo, lindo e muito azul.


Eu, muito curiosa perguntei a guia turística como foi no período das guerras. Ela explicou que a Catedral escapou praticamente ilesa durante os bombardeios de Colônia na Segunda Guerra Mundial. Ela foi atingida em 14 pontos mas não sofreu nenhum dano estrutural e passou por um processo de restauração terminando em 1956. O prédio está continuamente em obras de manutenção. Observei que existem lugares nas fachadas externas em que faltam pedaços, às vezes esculturas inteiras, pontas que nao estao mais lá. Não tenho certeza mas imagino que possa ter sido por causada da guerra. Ela nao sabia explicar com detalhes. Eu me sai com esta e o grupo que fazíamos parte, o pessoal que trabalha com Christian riram comigo. Eu disse:

- Talvez os pilotos eram todos católicos e resolveram preservar o templo.
- Quem sabe. - foi o que ela me respondeu.

E aqui termina o nosso passeio. Espero que vocês tenham gostado de conhecer a Catedral em Colônia comigo. Devo confessar que tive que fazer um esforco grande para poder entender o que a guia turística explicava, pois nao é fácil entender história em outra língua. Mas acho que consegui bem, rs.
Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: